Skip to content

Bicicloteca: a história de um ex-morador de rua

21/12/2011

Histórias de superação mexem com a gente. O nosso personagem de hoje mostra que quando o ser humano quer algo de bom para si ele sai da sarjeta e agarra a oportunidade. Muitas vezes damos “sopa ao azar” e deixamos o bonde passar. Mas a vida não é feita apenas de um bonde, por isso é importante não dar bobeira e buscar outras chances.

É aquela coisa: Tem que querer.

Essa é a breve história de Robson Mendonça. Ele virou notícia nacional e internacional, mas não estampa revistas de famosos. Até pouco tempo ele era mais um em meio a tantos moradores de rua da cidade de São Paulo.

Tudo começou assim: Lincoln Paiva, idealizador da Green Mobility, andava pelo centro da cidade de São Paulo ao lado de Eduardo Jorge (secretário municipal do verde e meio ambiente) em direção à biblioteca Mário de Andrade. No meio do percurso foram abordados por Robson, que pediu ajuda para colocar em prática seu projeto de distribuição de livros. Por que essa ideia? Moradores de rua, geralmente, não possuem RG, então não conseguem retirar livros de bibliotecas públicas.

Solução: Criou-se uma biblioteca móvel. Para isso foi instalada num triciclo um baú com prateleiras e capacidade para levar até 150 quilos de livros. Deu origem a Bicicloteca.

A história poderia parar por aqui, pois já seria um sucesso de inserção. Um ex-morador de rua, com um trabalho digno e, melhor, levando cultura pelos becos.

Mas tudo na vida de quem luta tem mais transpiração do que inspiração. A Bicicloteca de Robson foi roubada. Muita gente saiu à procura. A solidariedade venceu. Acharam a bicicloteca, que ficou elétrica e ganhou um painel solar.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Sobre o Autor do blog

Twitter | Facebook | LinkedIn | Blog | Orkut

Marcos_Masini

Marcos Masini é jornalista, assessor de imprensa e webwriter. Faz parte da equipe de Mídias Sociais da Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e candidata a presidência em 2010.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: