Skip to content

A importância da presença online

27/12/2010


O português Paulo Querido é um jornalista plugado diariamente com o buzz da Internet, principalmente quando o assunto é Mídias Sociais. Presença marcante no Twitter, Paulo exerceu a profissão de jornalista por quase 3 décadas, de 1981 até 2009, mas tem se dedicado ao mundo online desde 1989. Escreve para o blog Certamente! e é autor de vários livros, entre eles “Amizades virtuais, paixões reais”;  “Blogs”;  e “Homo Conexus”, Paulo Querido explica na entrevista abaixo (publicada em seu blog) a importância de estar presente na Internet. Confira!

A que se deve a expansão das redes sociais para a utilidade que as pessoas dão nos dias de hoje? (impulsionar uma marca, movimentos de cidadania, âmbito profissional)

A expansão das redes sociais deve-se ao facto de irem ao encontro de uma das necessidades das pessoas que ainda não estava devidamente respondida pela civilização tecnológica. A necessidade de comunicarem de forma livre e espontânea. Os movimentos de cidadania vêm em seguida, com a organização ad-hoc proporcionada pelas redes e os seus efeitos multiplicados pelo ambiente reticular. Os aproveitamentos para a comunicação profissional seguem-se, logicamente, e só depois entram em cena as estratégias comerciais.

Acha que a inserção das empresas nas redes poderá ser benéfico em que pontos?

A inserção das empresas nas redes só as beneficiará se forem capazes de compreender e aceitar a cultura reticular e a ela adequarem as suas comunicações e os seus processos de venda (se for esse o objetivo) ou outros. A partir desse ponto, será tão benéfica como a inserção noutro qualquer meio de comunicação e socialização.

Qual será o futuro das redes sociais para as empresas? Será que irá substituir os meios de comunicação social e a publicidade?

O futuro é, no curto prazo, penoso. À partida, não substitui forçosamente os meios de comunicação de massas tradicionais e a publicidade. Amplia a gama de utensílios de comunicação disponíveis e aumenta o número de canais de divulgação e de retalho. As opções por um ou mais meios de comunicação e canais para alcançar os clientes dependem dos objetivos e dos recursos das próprias empresas.

Num futuro próximo ter uma rede social será uma obrigação profissional e lidar bem com esta tecnologia um dever?

Não. Estar em rede e lidar com a tecnologia não é um dever nem uma obrigação, mas confere uma vantagem. Hoje e durante algum tempo, conferirá vantagem

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: