Skip to content

Estudo sobre o que as organizações não devem fazer em sua comunicação no Twitter

14/07/2010
View more presentations from Carolina Lima.

 

A publicitária Carolina Lima disponibilizou no SlideShare sua monografia de conclusão de curso (TCC). “Como acabar com sua #empresa em apenas 140 caracteres” – um estudo sobre o que as organizações não devem fazer em sua comunicação no Twitter -, utilizou como base uma pesquisa feita através do próprio Twitter. O universo de pesquisados chegou a 1.225 Twitter´s. Eu mesmo (Marcos Masini – Diretor de conteúdo da PUGNUS) atendi ao convite e respondi a uma série de perguntas da pesquisa.

Acima só uma apresentação do trabalho. Caso queira verificar o estudo completo é só clicar aqui.

 

Agência de Publicidade, Comunicação e Consultoria de Franca-SP

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 14/07/2010 14:34

    Sem querer pôr em causa o trabalho na sua totalidade e a qualidade da apresentação, acho que a conclusão é muito básica (pelo menos a conclusão da apresentação que presumo ser a conclusão mais importante)

    Pode-de dizer até que é uma conclusão que não necessita de nenhum estudo que a justifique.

    “Para se obter êxito no twitter, as boas empresas precisam apenas se adaptar ao mundo virtual, da maneira como já são no mundo real.”

    Esta resposta (ou parecida) é uma resposta vaga que qualquer pessoa respondia caso perguntassem “o que é necessário para uma empresa ter êxito no twitter?”

    Acho que um estudo com um titulo atractivo destes, merecia uma conclusão mais elaborada e não uma simples declaração extraída do senso comum.

    De qualquer forma o estudo vale por todo o seu conteúdo e ficam os parabéns à autora.

    • 15/07/2010 21:47

      Olá António..

      Grato por seu comentário e participação.

      Na nossa visão o trabalho tráz discussões sobre a comunicação organizacional no ambiente online bem interessantes e, ao todo, senão desconhecidas, mas ainda em discussão no ambiente corporativo.

      PS. Vc clicou no último linque do post que leva para o conteúdo principal do trabalho?

      [ ]’s

  2. 16/07/2010 11:10

    Olá!

    Sim e li o trabalho na totalidade. A forma como está estruturado e a revisão bibliográfica é óptima e o trabalho de campo excelente.

    A minha única crítica prende-se com a conclusão obtida. Acho que faltou um pouco de esclarecimento, pois os dados estão no estudo.

    LOCAWEB
    “Como acabar com a sua empresa com a ajuda de um director comercial inconsciente!”

    DOLLY
    “Como acabar com a sua empresa com a ajuda de um suporte incompetente!”

    VISA
    “Como acabar com a sua empresa na ausência de um planeamento promocional!”

    Se estas empresas fizeram isto no twitter, provavelmente tambémb o faziam fora dele / offline.

    A conclusão diz que as boas empresas devem adpatar-se e fazer o mesmo que fazem no mundo real. Isso foi o que estas boas empresas (locaweb, a dolly e a visa) fizeram! 😀

    Assim, na minha opinião, a conclusão mais indicada seria:

    As empresas devem analisar os seus processos, nomeadamente de comunicação e marketing, tendo em consideração a exposição inerente à utilização do twitter, e o feedback instantâneo e contínuo por parte dos receptores da informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: