Skip to content

Marketing para empresas

05/04/2010

Para uma divulgação eficaz a empresa tem de conhecer muito bem o perfil da clientela, os veículos de comunicação disponíveis em sua cidade ou bairro, além de observar as práticas da concorrência. A partir dessas informações, deve-se criar uma estratégia de médio e longo prazo, investindo nas ferramentas e ações mais adequadas. A comunicação inteligente e criativa permanece mais tempo ativa na mente dos consumidores, aumentando o retorno do investimento. Confira alguns dicas preparadas pelo SEBRAE:

  • Faça o cálculo de quantas vendas são necessárias para pagar os anúncios, tanto na mídia de massa quanto na especializada.
  • Avalie o número de contatos gerados por cada ferramenta de comunicação.
  • Faça um orçamento de talhado do investimento a ser realizado em feiras e compare com o número de negócios necessário para que ele seja coberto.
  • Compartilhar listas de clientes com outras empresas não concorrentes é uma forma rápida e barata de ampliar a base de contatos.
  • Cuidado com listas e cadastros de potenciais clientes de origem duvidosa ou sem garantias de atualização.
  • Evite improvisações, utilize sempre profissionais ou agências de propaganda para o desenvolvimento das peças de comunicação com o mercado.
  • Aproveite todas as opor tunidades já disponíveis na empresa para divulgar: veículos, uniformes, placas, muros etc.
  • Avalie a existência de parceiros para uma divulgação cooperada e sinérgica.
  • Envolva os principais fornecedores e canais de distribuição nas campanhas de divulgação.
  • Planeje o investimento, no mínimo, para os seis meses seguintes. Não invista por impulso ou empolgação.
  • Não espere respostas rápidas; a maior parte do resultado da divulgação será colhido a médio e longo prazo.
  • Caso os recursos sejam escassos, concentre o investimento e avalie periodicamente se fez a escolha certa.
  • Não esqueça de realizar de modo eficaz a comunicação no próprio ponto-de-venda.
  • Seja criativo, sempre pode existir uma forma inovadora, eficaz e barata de divulgar a empresa.

A PUGNUS, agência de publicidade e propaganda de Franca, oferece soluções práticas, criativas, estratégicas, planejadas  e éticas para dar o destaque pessoal/empresa merece. Confira nossos serviços.

 

 Agência de Publicidade, Comunicação e Consultoria de Franca-SP

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: