Skip to content

Logotipo, logomarca ou marca?

23/01/2010

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Linguística. No entanto, o termo é visto como inadequado por diversos designers por não possuir a necessária precisão.

A Logomarca deve diferenciar a empresa dos demais concorrentes, deve passar o que a empresa é e o que ela representa. É o conjunto responsável pela indentidade existente entre a empresa, produto e consumidor.

Logotipo ou logomarca, o importante é que cumpra seu papel: identificar de forma eficaz a pessoa ou organização por trás daquele símbolo. De qualquer maneira veja o que os estudos defendem como certo:

logotipo
Representação de uma empresa, entidade, grife, construído apenas com tipografia (letras).
símbolo
Sinal gráfico que não seja uma letra ou algarismo presente na composição.
marca
Conjunto formado por um logotipo e um símbolo

 

 Agência de Comunicação e Consultoria de Franca-SP

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: