Skip to content

Branding – Construção de Marca

20/12/2009

Recentemente o jornalista Marcos Masini, diretor de conteúdo da PUGNUS, participou de uma palestra sobre Branding (construção de marcas) ministrada pelo professor da ESPM Julio Moreira, especialista em Place Branding. Confira alguns assuntos que foram abordados durante o evento:

• Desejar um produto é algo mais do que a necessidade de comprá-lo.
• Quando você compra um Ferrari Aurea você não está comprando apenas um carro, mas um desejo. Afinal, carro (qualquer um) é uma condução que te leva de um lugar ao outro.
• Já comprou um relógio a prova de mergulho e o usou ao menos numa banheira? Desejar fazer parte de um ideal ou de uma tribo, é diferente de necessidade.
• A Harley Davindson patenteou o ronco do motor de suas motos. A Harley é uma religião, tem seguidores em todo o mundo. O desejo de fazer parte da “religião” atinge ricos e pobres.
• O consumidor percebe que nosso produto é realmente bom como cremos e queremos?
• Commoditização do mercado: arroz não e apenas arroz. Ovo não é apenas ovo. Os produtos (parecidos) têm seu diferencial. Se uma determinada marca de arroz não usa agrotóxico, por exemplo, terá um diferencial para muita gente ou para uma parcela que se preocupa com o planeta ou a saúde.
• As pessoas até pagam mais quando o produto ou serviço é diferenciado e tem valor agregado.
• Gostamos de “causos”. O boca-a-boca ainda vale muito. Cuidado então com o que estão falando da sua marca.
• Que história estou contando sobre a minha marca? (publicidade) Ela a diferencia das demais?
• Cuidado com o jeitão do seu vendedor. Maneira de falar, abordar ou se vestir. Ele “representa” a sua marca.
• Os valores (Missão) das empresas devem sair do quadro da parede e invadir a mente e corações dos colaboradores. 

 

 Agência de Comunicação e Consultoria de Franca-SP

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: